Mais que um diagnóstico, a infertilidade é sintoma de uma doença subjacente. São muitas as causas físicas, ginecológicas, urológicas, hormonais e psíquicas que podem impossibilitar a gestação. Frequentemente, tais quadros permanecem latentes e são descobertos somente quando a dificuldade de engravidar é percebida.
As patologias que causam a infertilidade carregam em si um duplo efeito: além de dificultar o funcionamento do sistema reprodutivo, podem, também, causar outros problemas de saúde a curto e longo prazo. Principalmente pelo fato de, muitas vezes, serem assintomáticas.
Até o final da década de 70, todos os esforços da Medicina no tratamento dos casos de infertilidade direcionavam-se em identificar e tratar as causas subjacentes ao quadro reprodutivo. No entanto, a partir de 1978, com a realização da primeira fertilização in vitro, houve uma mudança de paradigma na Medicina Reprodutiva moderna: os olhares foram desviados das causas, para se tratar exclusivamente o sintoma. Como consequência, a reprodução assistida passou a atuar somente como um falso curativo, escondendo a verdadeira doença, que continuará consumindo a saúde física e reprodutiva do casal.
Por fim, problemas relacionados à fertilidade carregam também consigo importantes seqüelas emocionais, psíquicas e sociais. E as técnicas de reprodução assistida podem agravar ainda mais tais impactos, devido às questões morais relacionadas a tais métodos.
O surgimento do CREIGHTON MODEL FertilityCare™️ System e da NaProTECHNOLOGY® foi um marco para a Medicina Reprodutiva e para o tratamento dos casos de infertilidade. Com seus protocolos, buscam a causa latente das anormalidades reprodutivas e guiam a terapêutica para a correção destes fatores, sempre em cooperação com o ciclo da mulher e com o ato natural da procriação. A NaProTECHNOLOGY® nunca desvincula o ato procriativo da relação conjugal e, portanto, não realiza manipulação de embriões ou outra forma de reprodução assistida.
A eficácia do uso do CrMS para alcançar a gravidez em casais com infertilidade é de 20 a 40% ao longo de um período de 8 a 12 meses de uso. Associado ao tratamento médico, a NaProTECHNOLOGY®, a eficácia pode chegar a 80%.
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, cj 64.
Bairro Vila Nova Conceição - São Paulo. CEP 04544-000