A Dislipidemia é uma condição relacionada ao aumento ou diminuição de lipídios (gorduras) no sangue. O colesterol e suas frações são as gorduras que, quando alteradas na corrente sanguínea, podem ocasionar o aparecimento da arteriosclerose e o depósito de placas de gordura nas veias e artérias. Os triglicérides muito elevados, por sua vez, aumentam o risco de desenvolver pancreatite aguda.
As dislipidemias podem ser classificadas em:
TRATAMENTO
O tratamento desta condição depende do risco cardiovascular global que deve ser avaliado em cada paciente. Pode-se lançar mão de medicações, porém, para que o tratamento seja eficaz, é necessário seguir hábitos alimentares específicos para o tipo de dislipidemia e que se pratique exercício físico regularmente.
Nos casos de hipercolesterolemia às custas de LDLc (“colesterol ruim”), algumas recomendações alimentares são: diminuir a quantidade de carne vermelha e embutidos, aumentar ingestão de legumes e vegetais crus ou cozidos, consumir grãos integrais, e leite e derivados desnatados. Além disso, a prática regular de exercícios físicos previne a formação das placas de gordura, melhora a condição cardiovascular e diminui a obesidade e o estresse.
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, cj 64.
Bairro Vila Nova Conceição - São Paulo. CEP 04544-000