A menopausa é o período fisiológico em que se encerra os ciclos menstruais das mulheres. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, já que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode menstruar.
Antes da menopausa ocorre o chamado climatério, período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, no qual o organismo deixa de produzir, aos poucos, os hormônios estrogênio e progesterona. É nessa fase que os sintomas da menopausa podem aparecer: ondas de calor, insônia, variação de humor, ressecamento vaginal, diminuição da libido, ganho de peso, etc. Nesta fase da vida, é comum que as mulheres também sofram com uma maior perda de cálcio dos ossos, além de serem propensas às doenças cardiovasculares e degenerativas do sistema nervoso.
TRATAMENTO (controle dos sintomas)
O tratamento tem por objetivo reduzir o impacto dos sinais e sintomas gerados pela menopausa e melhorar a qualidade de vida. As opções de tratamento incluem: mudanças no estilo de vida, manutenção de um peso saudável, exercitar-se regularmente, a terapia de reposição hormonal (TRH), os fitoterápicos, medicações que aumentam os níveis de serotonina e norepinefrina no sangue (antidepressivos), terapia cognitivo-comportamental (TCC), acupuntura, entre outras. Na terapia hormonal são administrados hormônios que o organismo deixou de produzir. A indicação do tratamento, os tipos de hormônios, as doses e via de administração devem ser analisados por um médico especialista e são individualizados para cada mulher. Existem algumas contraindicações do tratamento, tais como antecedente pessoal ou presença de câncer de mama ou endométrio e antecedente de tromboembolismo venoso. Por isso, é importante o acompanhamento regular com seu médico durante todo o tratamento.
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, cj 64.
Bairro Vila Nova Conceição - São Paulo. CEP 04544-000